Ana Paula Aguiar é Mediadora Judicial e Extrajudicial e Co Fundadora da Mediati Diálogos e Soluções

Em meio aos conflitos no âmbito empresarial, oriundo das relações comerciais as quais a organização está inserida, o diálogo e a mediação se fazem necessários para que esta continue a exercer sua finalidade social e produtiva, além, claro, de apoiar os processos de reestruturação e reorganização operacional. Neste contexto, a cultura jurídica permeia entre os atores dos conflitos, sendo assim a mediação surge como um método autocompositivo, que visa a construção do melhor resultado.

Através da figura do mediador, terceiro, neutro e imparcial o objetivo é restabelecer a comunicação entre as partes, a fim de solucionar os conflitos mais frequentes:

• Societários – os conflitos entre sócios, refletem de forma negativa no ambiente de trabalho e promovem desgaste no meio corporativo, atingindo todos os setores da empresa, podendo levar ate a dissolução da mesma.
  • Comercial – os conflitos entre parceiros ou concorrentes, geram instabilidade e apreensão, comprometendo assim a logística da empresa
  • Corporativo – os conflitos entre colaboradores são os mais complexos, que atua de forma negativa, prejudicando a relação de trabalho e a carreira dos envolvidos.

Os benefícios são amplos, a empresa que encara seus conflitos como forma positiva de aprendizado, vai perceber que a mediação é o caminho mais célere e menos oneroso, tornando a mais eficiente, produtiva, e um local que inspira motivação para os seus colaboradores e melhorando o relacionamento com os clientes.

Como fator principal para o sucesso da autocomposição, o diálogo e a não judicialização dos conflitos são os protagonistas que ampliam as possibilidades para a solução pacíficas das controvérsias. Lembrando que a mediação tem baixo custo, otimização de tempo e motivação no ambiente de trabalho.

Cabe a nós  facilitadores do diálogo,  fomentar a composição colaborativa  nas relações empresariais, como caminho para o sucesso, integrando pessoas e organizações.

Ana Paula Aguiar é Co Fundadora da Mediati Diálogos e Soluções, Mediadora Judicial e Extrajudicial, Gestão de pessoas no  atendimento ao cliente, Professora de Formação e Graduanda em Direito.