Raimunda Prazeres Neta Sampaio é Sócia Executiva da Mediathus, Advogada e Mediadora Judicial Sênior do TJRJ – Nupemec

A Internet é fundamental para a sociedade contemporânea, inclusive para a prestação de diversos serviços públicos considerados essenciais. Dentro desse contexto, no âmbito da mediação, podemos afirmar também que as ODR’s -Online Dispute Resolution – que são os meios alternativos de resolução de conflitos, realizados em um ambiente totalmente digital, vieram para possibilitar solução dos conflitos de maneira mais rápida, com menor custo e mais eficiência.

É de conhecimento geral, que os tribunais nacionais ¹ não conseguem realizar a entrega da prestação jurisdicional de forma célere, de modo que, diante do volume estarrecedor de processos, medidas foram adotadas (Resolução No 125 de 29/11/2010 – CNJ – Conselho Nacional de Justiça e Lei 13.125/2015 – Código de Processo Civil) para que os conflitos fossem resolvidos por meio de outras portas – Sistema Multiportas – e não apenas pelo judiciário.

As plataformas digitais vêm proporcionando a conveniência de realizarmos mediações, conciliações e negociações de qualquer lugar, basta que tenhamos um celular conectado à Internet, possibilitando um diálogo entre os envolvidos e, na maioria dos casos, a solução do conflito se dá de maneira “leve”, sem o peso das emoções, normalmente, responsáveis pelo ruído na comunicação impactando nos relacionamentos.

A MEDIATHUS – CMSC – Câmara de Mediação e Solução de Conflitos tem testemunhado a efetividade desta moderna tecnologia digital, que nos conecta, e tem sido instrumento indispensável, não só nas relações sociais, familiares, profissionais e na redução da quantidade de demandas, mas também para prevenção da judicialização de novos casos. Bem-vindos ao futuro!

¹ https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/justica-em-numeros/

Raimunda Prazeres Neta Sampaio é Sócia Executiva da Mediathus – Câmara de Mediação e Solução de Conflitos Ltda. Advogada fundadora do escritório Prazeres Mourelle, com especialidade em advocacia consensual. Graduada em Direito pela UERJ. Mestranda em Sistemas de Resolución de Conflictos, pela Unversidad Nacional de Lomas de Zamora, Argentina. Pós-Graduada em Mediação e Métodos Adequados de Solução de Conflitos pela UCAM-IUPERJ. Certificada em Mediação
de Conflitos pela UFF/RJ. Mediadora Judicial Sênior do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ – Nupemec.