DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Matilde Carone Slaibi Conti é Professora titular de Mediação, Conciliação e Arbitragem

Ao tomarmos conhecimento, que a Prefeitura de Niterói, está construindo o seu Plano Municipal de Segurança Pública, entro do olhar da dignidade humana, ficamos muito sensibilizados. Este plano nomeado inicialmente, como Pacto Niterói pela Paz, é muito similar a um programa implementado, com grande êxito em Bogotá, Medelin, Nova Iork e outros lugares mais.

Dentro dessa planificação vamos encontrar a Rede Mediar, que tem entre outros objetivos, a implementação do Instituto jurídico denominado, Mediação de Conflitos ou mais propriamente, Meios Alternativos de Solução de Controversas, conhecido também, como Sistema Multi Portas. Como o próprio nome esclarece, há muitas formas, muitas portas, para solucionar o conflito, sendo a última porta, o Judiciário.

Quanto à Gestão de Conflitos no setor da Saúde Pública, essa é uma área de bastante complexidade, sujeita a variáveis e constante desafios para o gestor público. A Organização Mundial de Saúde, OMS, define saúde como um completo bem estar social, físico e mental e não apenas a ausência de doenças.

Tudo muito difícil de ser alcançado, mesmo porque os conceitos muitas vezes alteram-se e divergem a um ritmo alucinante, com as doenças tendo um crescimento exponencial e as populações idosas aumentando sempre, com suas doenças crônicas. Como se tudo isso não bastasse, os contínuos progressos tecnológicos e bio tecnológicos criam o caos, com sua
fragmentação.

A saúde pública é uma área grandemente susceptível a estreitar os mais diversos tipos de conflitos. Consoante tal entendimento, devemos salientar, que abre-se então, um espaço propício para novas formas de gestão construtiva de conflitos, onde deve ser utilizado os Meios Alternativos de Solução de Controversas, isto é, a Mediação e a Conciliação, entre os profissionais de saúde, usuários e seus familiares, de modo a atenuar, os efeitos nefastos destas conjunturas presentadas.

Matilde Carone Slaibi Conti é Professora titular de Mediação, Conciliação e Arbitragem; Pós Doutora em Ciências Jurídicas; Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais; Àrbitra pela Associação Sul Americana de Arbitragem; Cirurgiã Dentista; Especialista em Saúde Pública; Formada em Letras, português e literatura; possui Bacharelado e Licenciatura em História; Psicanalista; Bacharelanda em Teologia; Acadêmica Titular da Academia Fluminense de Letras; Advogada.

**Toda terça-feira o Programa DESATANDO NÓS publica um texto de um (a) convidado (a) sobre mediação de conflitos no nosso site. Acompanhe e compartilhe com amigos e familiares!