DISQUE DENÚNCIA:     | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

A Prefeitura de Niterói celebra, nesta quarta-feira (23), um ano de atendimento no Espaço Mediar Cantagalo, na Região Oceânica. O Espaço Mediar nasceu com a proposta de ser um local de referência para os cidadãos que buscam a solução de conflitos por meio do diálogo e da mediação de facilitadores capacitados. A Rede Mediar integra o Pacto Niterói contra a Violência e envolve diversos órgãos da prefeitura. Durante o primeiro ano de funcionamento, 43 atendimentos foram realizados e 90% das sessões obtiveram êxito. No Brasil, Niterói é o primeiro município a ter um centro público de mediação de conflitos.

Oriundo do bairro do Cantagalo, o secretário de Direitos Humanos, Rafael Adonis, ressalta a importância do trabalho realizado pelo Espaço Mediar naquela região. Esse reforça que a criação do núcleo reforça a tendência de Niterói de promover a cultura da paz nas regiões periféricas.

Conhecida mais na área jurídica, em que se busca uma solução legal sem a presença de um juiz, a mediação é indicada também para os conflitos em escolas, equipes de trabalho, condomínios e em comunidades, proporcionando autorreflexão e a ampliação do olhar para o outro. Em Niterói, a Rede Mediar abrange lideranças comunitárias, religiosas e instituições que já trabalham com a ferramenta, como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-Niterói).

Leia mais…

1675709619