Banco de Oportunidades
O Banco de Oportunidades capacita o jovem residente em Niterói para o mercado de trabalho, estimula o empreendedorismo, combate a evasão escolar e incentiva o acesso ao ensino superior, através da mobilização da sociedade civil do setor empresarial e da criação de uma plataforma digital. Nosso objetivo é conectar empregador e jovens, diminuindo as dificuldades de alcançar a primeira oportunidade de trabalho e reduzindo, assim, os índices de desemprego da juventude de Niterói.
Como funciona o Banco de Oportunidades?
Através da plataforma digital, http://www.bancodeoportunidades.niteroi.rj.gov.br o Banco de Oportunidades é uma importante ferramenta para reduzir os números que evidenciam a vulnerabilidade juvenil, preparando o jovem da nossa cidade para o mercado de trabalho, fazendo a ponte com empregadores, disponibilizando vagas e estruturando iniciativas que facilitem o acesso ao primeiro emprego, ao estágio para alunos do nível superior e ao Jovem Aprendiz.
Além da plataforma digital veja o que estamos preparando para alcançar nossos objetivos:
- Criação de um sistema de e-mails e mensagens por SMS e Whatsapp para que os jovens possam saber sobre as vagas existentes.
- Criação de FEIRAS DE ESTÁGIO E EMPREGO em Niterói.
- Organização de palestras de orientação vocacional, gestão de tempo, gestão financeira, elaboração de currículos entre outros temas.
- Orientação sobre cursos disponíveis na cidade e região que possam capacitar os jovens para o mercado de trabalho.
Quem pode participar do Banco de Oportunidades?
Jovens de Niterói, de todas as camadas sociais, entre 15 e 29 anos.
Qual o objetivo do Programa?
Reduzir o índice de desemprego da juventude niteroiense, assim como os índices de violência e de mortes violentas de jovens, em especial jovens negros e moradores da periferia são nossos principais compromissos. Em paralelo, conseguiremos disponibilizar mão de obra qualificada para o setor de comércio, serviço e indústria e, ainda, aumentar o poder de consumo e de renda que circula na cidade.
Outros desafios
- Criar e regulamentar a Lei do Primeiro Emprego para a concessão de benefícios às empresas que contratarem jovens de até 29 anos de idade que não tenham experiência profissional prévia.
- Criar e regulamentar a Lei do Jovem Aprendiz Municipal, beneficiando jovens com idade entre 15 a 24 anos, com cursos de capacitação profissional e concessão de bolsas-estudo, em parceria com a Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
- Criar e regulamentar a Lei do Meio Passe Universitário, beneficiando 2.400 jovens universitários de baixa renda, residentes na cidade de Niterói.
- Disponibilizar, por ano, 4.000 vagas, através do “Aprova Jovem”, curso preparatório para o ENEM.
- Disponibilizar, por ano, 500 vagas de estágio para jovens universitários.
Realidade do nosso jovem
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, atualmente, 13,2 milhões de brasileiros sofrem com o drama do desemprego; mais da metade da nossa população economicamente ativa vive na informalidade; e 62 milhões de pessoas têm os nomes inscritos nos serviços de proteção ao crédito.
Ao longo do Planejamento Participativo da Juventude 2017, 58% dos participantes apontaram que seu futuro é uma incógnita no tocante ao emprego. Uma pesquisa da Frente Papa Goiaba (2018), com apoio da Universidade Federal Fluminense apontou que 32,7% dos jovens niteroienses estão desempregados.
Maiores informações você encontra no site: www.bancodeoportunidades.niteroi.br