Jovem EcoSocial
- Início
- »
- Projetos de Prevenção
- »
- Jovem EcoSocial
Niterói à frente com a sustentabilidade urbana
Desde 2018, Niterói promove a sustentabilidade urbana através do programa Niterói Jovem Ecosocial destinado a jovens de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Além de ser uma ótima oportunidade para o jovem se qualificar e se inserir no mercado de trabalho, o programa também tem o objetivo de aprimorar suas competências sociais e fortalecer seus diálogos com a cidade de Niterói.
O Niterói Jovem EcoSocial é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social, onde foi desenvolvido através do Pacto Niterói Contra a Violência e é realizado pela Firjan SENAI SESI. O programa possui três eixos de atuação, sendo eles:
– Desenvolvimento Humano (DH);
– Curso de Formação Técnica;
– Atividade de Campo com foco em educação ambiental.
Logo, o programa atua com o desenvolvimento técnico, social e ambiental do estudante. Ele escolhe o curso de seu interesse para sua formação técnica, tem aulas de DH que auxiliam a compreensão sobre si e sobre seu papel na sociedade, por fim, contribui na sua comunidade com ações ambientais.
Ao longo de 17 meses o estudante terá seu certificado de qualificação profissional e um projeto de vida trabalhado junto ao DH. O jovem contemplado ainda possui auxílio que são detalhados e divulgados nos editais de inscrição conforme o ano do programa.
A iniciativa estimula a empregabilidade, o retorno à escola e a integração da comunidade com as áreas de preservação da cidade. Niterói ganha com as ações de reflorestamento que visam a recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. O projeto de reflorestamento reúne informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que possam auxiliar nas medidas adequadas para a recuperação das áreas, além do planejamento das ações de manutenção do plantio.
O programa, que já foi citado na ONU e ganhou o Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente, apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2023, onde vários países discutem a melhoria do mundo através da sustentabilidade e qualidade de vida de todas as pessoas. Os ODS apoiados pelo Niterói Jovem Ecosocial são Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Vida Terrestre (ODS 15).
Niterói Jovem EcoSocial 1: Primeira turma formada em 2021
372 alunos de 11 comunidades receberam da Prefeitura de Niterói os certificados de formação, no segundo semestre de 2021. Com a pandemia do coronavírus, as aulas foram adaptadas para o modelo on-line e os alunos conseguiram concluir as suas metas.
Os jovens trabalharam com reflorestamento em áreas de proteção ambiental, sendo a região prioritária a Zona Norte e destinaram seus conhecimentos para o monitoramento de recursos pluviais da cidade. Também foram realizadas atividades de apoio a ações preventivas a queimadas com a Defesa Civil.
Niterói Jovem EcoSocial 2: Já está acontecendo
Em novembro de 2022, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Participação Social, iniciou o ano 2 do programa dando novas oportunidades a 500 jovens de 26 territórios de Niterói. Os territórios contemplados deste ano são: Beira da Lagoa, Bonsucesso, Caranguejo, Jacaré, Boa Esperança, Rio do Ouro, Várzea das Moças, Maria Paula, Praia Grande, Morro da Penha, Vintém, Boa Vista, São Lourenço, Teixeira de Freitas, Coréia, Juca Branco, Coronel Leôncio, Travessas, Nova Brasília, Buraco do Boi, Pátio da Leopoldina, MIC – Morro da Ilha da Conceição, Fazendinha, Zulu, Viradouro e Matos Coutinho.
Já os cursos de formação deste ano, seguem as trilhas de formação em Energias e Gestão Ambiental, Mundo Web e Mercado Produtivos, são eles: Eletricista Instalador Residencial, Agente de Reflorestamento, Agente de Saneamento, Mecânico(a) de Refrigeração Doméstica, Assistente de Marketing Digital, Operador(a) de Suporte Técnico em TI, Desenvolvedor(a) de Aplicativos, Padeiro(a), Confeiteiro(a), Mecânico(a) de Motocicleta, Auxiliar em Operações em Logísticas, Assistente Administrativo.
Notícias sobre o Programa
Niterói Jovem EcoSocial recebe Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente:
Niterói Jovem EcoSocial na ONU: iniciativa é apresentada pelo Prefeito na Revisão Periódica Universal (RPU) dos Direitos Humanos:
Blog Axel Grael: formatura de 400 jovens do ano 1:
http://axelgrael.blogspot.com/2021/12/niteroi-jovem-ecosocial-um-sonho.html
A história de Jhonatan Barcelos, aluno do ano 1 do programa Niterói Jovem Ecosocial:
Jovens lotam Aula Inaugural na segunda edição do programa:
Primeiro dia de aula dos jovens selecionados do ano 2 do programa:
Prefeito Axel Grael visita as turmas do Programa Niterói Jovem Ecosocial Ano 2:
500 jovens atendidos na segunda fase do programa: