DISQUE DENÚNCIA:     | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Rede Mediar

A Rede Mediar é a implementação da Mediação de Conflitos como política pública, visando reduzir os registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa. No Brasil, a Prefeitura de Niterói está sendo uma das pioneiras a regulamentar a Mediação como Política Pública.

Conheça a Mediação de Conflitos

Mediação é um procedimento informal que trabalha com os conflitos resolvendo-os e também prevenindo outros futuros. Nela, os mediadores são imparciais, não opinam, não julgam e não determinam nada. Eles, apenas, facilitam o diálogo por meio de técnicas que estimulam o diálogo entre as pessoas em conflito para que entendam as suas necessidades e consigam definições sobre as suas vidas. Nem sempre a mediação terminará com acordo, porém, seu objetivo será alcançado se as pessoas retomarem diálogo e conseguirem fazer suas escolhas de maneira informada.

A mediação tem validade por legislações (CPC 2015, Lei  13.145/15, Resolução 125 do CNJ) e é indicada, principalmente, para relações continuadas como de vizinhança, consumo e família.

Espaço Mediar

O Espaço Mediar é um local exclusivo para Mediação de Conflitos onde os cidadãos contam com profissionais que facilitam o diálogo entre as partes envolvidas e utilizam técnicas que estimulam a comunicação e superação de conflitos.

Os atendimentos no Espaço Mediar precisam ser agendados com antecedência pelo ZAP da Cidadania, no número (21) 96992-9577

* Anote os endereços dos Espaços Mediar

_Rua Cônsul Francisco Cruz, 49 – Centro, Niterói – RJ

_Prédio anexo do CIEP Ester Botelho, onde funciona o Espaço Nova Geração do Cantagalo, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 339.

Projetos da Rede Mediar

Estão sendo implementados os projetos de Mediação Comunitária e Formação de Servidores Municipais em Mediação, através do convênio com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro- NUPEMEC-TJ/RJ que capacita e supervisiona os mediadores conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já a Comunicação Comunitária ocorre nos próprios territórios das comunidades em espaços de Instituições da Sociedade Civil que são parceiras do projeto e que tenham espaços que sejam bem aceitos pela população.

Os mediadores, por  sua vez, são os próprios moradores das comunidades e são pessoas indicadas pela população através das associações de moradores, movimentos, religiões e grupos das comunidades.

Mediação Comunitária

Em outubro de 2020, 15 pessoas se formaram em Mediação Comunitária pelo NUPEMEC-TJ/RJ, sendo 10 lideranças comunitárias e 5 guardas civis municipais.

O convênio como NUPEMEC-TJ/RJ foi renovado em outubro de 2021 e, em novembro de 2021, mais 14 moradores niteroienses participarão da capacitação de Mediação Comunitária.

DesatandoNós

Foi uma alternativa da Rede Mediar para manter contato com a população e,ainda, colaborar na prevenção dos conflitos vividos durante a pandemia, através de vídeos e textos em que algumas técnicas de medição foram ensinadas. Aqui você encontra todo o material publicado no nosso site nos anos 2020 e 2021. O objetivo da Rede Mediar e Desatar Nós e criar laços!

Galeria de Fotos

Convivência e Engajamento

Rede Mediar

Implementação da Mediação de Conflitos que visa reduzir os registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa.

Fortalecimento da Guarda Municipal

Promover a qualificação das ações da guarda municipal, ampliando a capacidade de atuação da GCM no campo da ordem pública e da promoção da convivência harmônica em nossa cidade.