DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Rede Mediar

A Rede Mediar é a implementação da Mediação de Conflitos como política pública, visando reduzir os registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa. No Brasil, a Prefeitura de Niterói está sendo uma das pioneiras a regulamentar a Mediação como Política Pública.

 

E o que é Mediação de Conflitos?

Mediação é um procedimento informal que trabalha com os conflitos resolvendo-os e também prevenindo outros futuros. Nela, os mediadores são imparciais, não opinam, não julgam e não determinam nada. Eles, apenas, facilitam o diálogo por meio de técnicas que estimulam o diálogo entre as pessoas em conflito para que entendam as suas necessidades e consigam definições sobre as suas vidas. Nem sempre a mediação terminará com acordo, porém, seu objetivo será alcançado se as pessoas retomarem diálogo e conseguirem fazer suas escolhas de maneira informada.
A mediação tem validade por legislações (CPC 2015, Lei 13.145/15, Resolução 125 do CNJ) e é indicada, principalmente, para relações continuadas como de vizinhança, consumo e família.

 

Quais são os Projetos da Rede Mediar?

Estão sendo implementados os projetos de Mediação Comunitária e Formação de Servidores Municipais em Mediação, através do convênio com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) que capacita e supervisiona os mediadores conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Já a Mediação Comunitária ocorre nos próprios territórios das comunidades em espaços de Instituições da Sociedade Civil que são parceiras do projeto e que tenham espaços que sejam bem aceitos pela população.
Os mediadores, por sua vez, são os próprios moradores das comunidades e são pessoas indicadas pela população através das associações de moradores, movimentos, religiões e grupos das comunidades.

Galeria de Fotos

Convivência e Engajamento

Rede Mediar

Implementação da Mediação de Conflitos que visa reduzir os registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa.

Fortalecimento da Guarda Municipal

Promover a qualificação das ações da guarda municipal, ampliando a capacidade de atuação da GCM no campo da ordem pública e da promoção da convivência harmônica em nossa cidade.