Policiamento e Justiça

Uma cidade segura se constrói com inteligência, tecnologia e presença qualificada. O Pacto fortaleceu o policiamento com câmeras inteligentes, identificação facial, e mais que dobrou o efetivo da Guarda Municipal.

Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)
O CISP funciona 24 horas e conta com 522 dispositivos de segurança, além de 120 câmeras inteligentes e portais de segurança, capazes de identificar, em tempo real, veículos clonados ou envolvidos diretamente em roubos. É uma ferramenta colocada à disposição pela Prefeitura de Niterói para apoiar as forças de segurança no combate à criminalidade. O Cisp pode ser acionado por meio do número 153.

Com ampliação de funcionalidades e a instalação do sistema de reconhecimento de tiros ShotSpotter, o CISP detecta disparos de forma imediata e é capaz de acionar as forças de segurança em poucos segundos.

Desde a implantação do CISP, foram mais de cinco mil exportações de imagens para delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão. O trabalho do CISP já se tornou referência, sendo procurado por integrantes das áreas de segurança de outros estados e municípios que visitam Niterói para conhecer o serviço.

Disque-Denúncia
O Programa Disque-Denúncia é um canal anônimo e seguro de comunicação entre a população e os órgãos de segurança pública. A iniciativa permite o envio de informações sobre atividades criminosas, ajudando na elucidação de crimes e na formulação de ações estratégicas. O sigilo e a confiança são princípios fundamentais para ampliar a participação da sociedade no enfrentamento à violência.
Observatório de Segurança Pública (OSPNit)
O Programa OSPNit é um centro de análise e monitoramento que reúne, interpreta e divulga dados sobre segurança pública em Niterói. O observatório subsidia políticas públicas com base em evidências e promove transparência nas ações do Pacto. Sua atuação fortalece o planejamento estratégico e contribui para uma gestão mais eficaz e inteligente da segurança no município.
Cercamento Eletrônico
O Programa Cercamento Eletrônico é um sistema de monitoramento urbano que utiliza câmeras inteligentes e leitores de placas para rastreamento de veículos e reforço na prevenção de crimes. Integrado às forças de segurança, o sistema aumenta a capacidade de resposta em tempo real e contribui para a investigação de delitos. É uma ferramenta tecnológica a serviço da proteção da cidade.
• Entrega Voluntária de Armas
• Apreensão de Armas
• Reforço no Policiamento
• Plano Integrado de Policiamento
Fortalecimento da Guarda Municipal
Desde 2013, o efetivo da Guarda mais cresceu em cerca de 400%. A Prefeitura também implementou o Regime Adicional de Serviço (RAS), o plano de cargos e salários e construiu a Cidade da Ordem Pública, garantindo melhores condições de trabalho e infraestrutura para a corporação.
PROEIS E RAS
A Prefeitura de Niterói é a única da região metropolitana que realiza investimentos diretos e permanentes para apoiar as forças de segurança. São R$ 1 milhão por mês investidos no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e no Regime Adicional de Serviço (RAS) que garantem o reforço de mais 248 policiais militares e 800 policiais civis atuando na cidade. Só neste ano, a Prefeitura também reforçou a frota da Polícia Militar com 20 novas viaturas — entre carros e motos — destinadas ao policiamento ostensivo.
Segurança Presente
Garantiu o patrulhamento diário com mais policiais militares e agentes civis de segurança nos bairros de Niterói através de convênio com o Estado do Rio de Janeiro do Programa de Integração na Segurança (Proeis).
Shotspotter
Sistema de detecção de disparos de arma de fogo por sensores espalhados pela cidade. Ele identifica o local exato do tiro e envia a informação em segundos para as forças de segurança. Em Niterói, o sistema é operado pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que atua 24 horas por dia no monitoramento e coordenação de ações para proteger a população.