DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Banco de Oportunidades

O Banco de Oportunidades capacita o jovem residente em Niterói para o mercado de trabalho, estimula o empreendedorismo, combate a evasão escolar e incentiva o acesso ao ensino superior, através da mobilização da sociedade civil do setor empresarial e da criação de uma plataforma digital. Nosso objetivo é conectar empregador e jovens, diminuindo as dificuldades de alcançar a primeira oportunidade de trabalho e reduzindo, assim, os índices de desemprego da juventude de Niterói.

 

Como vai funcionar o Banco de Oportunidades?

Através de uma plataforma inteiramente digital, o Banco de Oportunidades será uma importante ferramenta para reduzir os números que evidenciam a vulnerabilidade juvenil, preparando o jovem da nossa cidade para o mercado de trabalho, fazendo a ponte com empregadores, disponibilizando vagas e estruturando iniciativas que facilitem o acesso ao primeiro emprego, ao estágio para alunos do nível superior e ao Jovem Aprendiz.

 Além da plataforma digital veja o que estamos preparando para alcançar nossos objetivos:

  • Criação de um sistema de e-mails e mensagens por SMS e Whatsapp para que os jovens possam saber sobre as vagas existentes.
  •  Criação de FEIRAS DE ESTÁGIO E EMPREGO em Niterói.
  • Organização de palestras de orientação vocacional, gestão de tempo, gestão financeira, elaboração de currículos entre outros temas.
  • Orientação sobre cursos disponíveis na cidade e região que possam capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

 

Quem poderá participar do Banco de Oportunidades?

Jovens de Niterói, de todas as camadas sociais, entre 15 e 29 anos.

 

Quais os resultados a serem alcançados?

Reduzir o índice de desemprego da juventude niteroiense, assim como os índices de violência e de mortes violentas de jovens, em especial jovens negros e moradores da periferia são nossos principais compromissos. Em paralelo, conseguiremos disponibilizar mão de obra qualificada para o setor de comércio, serviço e indústria e, ainda, aumentar o poder de consumo e de renda que circula na cidade.

Outros desafios

  • Criar e regulamentar a Lei do Primeiro Emprego para a concessão de benefícios às empresas que contratarem jovens de até 29 anos de idade que não tenham experiência profissional prévia.
  • Criar e regulamentar a Lei do Jovem Aprendiz Municipal, beneficiando jovens com idade entre 15 a 24 anos, com cursos de capacitação profissional e concessão de bolsas-estudo, em parceria com a Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
  • Criar e regulamentar a Lei do Meio Passe Universitário, beneficiando 2.400 jovens universitários de baixa renda, residentes na cidade de Niterói.
  • Disponibilizar, por ano, 4.000 vagas, através do “Aprova Jovem”, curso preparatório para o ENEM.
  • Disponibilizar, por ano, 500 vagas de estágio para jovens universitários.

 

Realidade do nosso jovem

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, atualmente, 13,2 milhões de brasileiros sofrem com o drama do desemprego; mais da metade da nossa população economicamente ativa vive na informalidade; e 62 milhões de pessoas têm os nomes inscritos nos serviços de proteção ao crédito.

Ao longo do Planejamento Participativo da Juventude 2017, 58% dos participantes apontoram que seu futuro é uma incógnita no tocante ao emprego. Uma pesquisa da Frente Papa Goiaba (2018), com apoio da Universidade Federal Fluminense apontou que 32,7% dos jovens niteroienses estão desempregados.

Maiores informações você encontra no site: www.bancodeoportunidades.niteroi.br

Projetos de Prevenção

Poupança Escola

O Programa incentivará os estudantes residentes no município de Niterói a iniciarem e concluírem o Ensino Fundamental e Médio na rede pública e oferecerá atividades extracurriculares.

Escola da Paz

O projeto fortalecerá a capacidade de prevenção à violência das escolas públicas municipais de Niterói por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes e professoras (es), experienciadas por meio da arte, da cultura e do trabalho com o corpo.

Escola da Família

Prevenir a violência intrafamiliar, por meio de grupos educativos sobre práticas parentais com afeto, sem violência, com mulheres gestantes, pais e cuidadores, residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua.

Banco de Oportunidades

O projeto oferece um conjunto de ferramentas online que poderão ser utilizadas por jovens residentes em Niterói na busca de vagas no mercado de trabalho e por empregadores que desejam encontrar profissionais.

Jovem EcoSocial

Em parceria com a FIRJAN/SENAI, Niterói oferece oportunidades de qualificação profissional e trabalho para 400 jovens em atividades ligadas ao meio ambiente.

Rede Acolher

O projeto atua na prevenção da reincidência no sistema prisional e no sistema socioeducativo, promovendo os fatores de proteção social que atingem a este público.

Espaço Nova Geração

Promoção de projetos de vida significativos de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações de inclusão social, desenvolvimento educacional e profissional.

Notícias