DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Escola da Família

A ESCOLA DA FAMÍLIA assume o desafio de prevenir a violência intrafamiliar em Niterói por meio de grupos educativos sobre o tema “Práticas Parentais com Afeto e sem Violência”, com participação de gestantes, pais e cuidadores residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua. 

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Niterói destinada às mulheres gestantes na prevenção do ciclo da violência, tendo como diferencial a formação educativa acerca de estilos e práticas parentais expressas nas relações intrafamiliares dessas mulheres gestantes, pais e cuidadores no decorrer dos primeiros 1.000 (mil) dias de vida da criança – da concepção ao final do segundo ano de vida.

As mulheres gestantes registradas na Escola da Família que cumprirem os requisitos previstos na lei, terão direito a um incentivo financeiro, o incentivo Pré-Natal Seguro, no valor de R$ 1.000,00. A estimativa é alcançar aproximadamente quatro mil e quinhentas gestantes residentes na cidade.

Qual o desafio do Projeto Escola da Família?

Contribuir para a redução e prevenção da violência intrafamiliar, por meio de grupos educativos sobre o tema das práticas parentais com afeto e sem violência, com participação de gestantes, pais e cuidadores residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua.

Quem participa dos grupos educativos?

Mulheres gestantes cadastradas e em acompanhamento no Pré Natal das Unidades de Atenção Primária em Saúde – APS, pais e cuidadores, residentes no município de Niterói, em ambientes domésticos e em situação de rua.

Como acontecerão os grupos educativos?

Cada grupo participará de 08 encontros semanais, contemplando a temática da parentalidade e violência e tendo por referência a Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, assim como a Política Nacional de Educação Permanente no Sistema Único de Saúde – PNEP-SUS. Serão utilizadas metodologias ativas que potencializem o protagonismo dos participantes em busca de uma aprendizagem significativa, discutindo
temas relacionados à prevenção da violência.

Quem conduzirá os encontros educativos?

Aproximadamente 500 profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários, assistentes sociais, dentre outros, capacitados no âmbito do projeto.

 

 

Projetos de Prevenção

Poupança Escola

O Programa incentivará os estudantes residentes no município de Niterói a iniciarem e concluírem o Ensino Fundamental e Médio na rede pública e oferecerá atividades extracurriculares.

Escola da Paz

O projeto fortalecerá a capacidade de prevenção à violência das escolas públicas municipais de Niterói por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes e professoras (es), experienciadas por meio da arte, da cultura e do trabalho com o corpo.

Escola da Família

Prevenir a violência intrafamiliar, por meio de grupos educativos sobre práticas parentais com afeto, sem violência, com mulheres gestantes, pais e cuidadores, residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua.

Banco de Oportunidades

O projeto oferece um conjunto de ferramentas online que poderão ser utilizadas por jovens residentes em Niterói na busca de vagas no mercado de trabalho e por empregadores que desejam encontrar profissionais.

Jovem EcoSocial

Em parceria com a FIRJAN/SENAI, Niterói oferece oportunidades de qualificação profissional e trabalho para 400 jovens em atividades ligadas ao meio ambiente.

Rede Acolher

O projeto atua na prevenção da reincidência no sistema prisional e no sistema socioeducativo, promovendo os fatores de proteção social que atingem a este público.

Espaço Nova Geração

Promoção de projetos de vida significativos de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações de inclusão social, desenvolvimento educacional e profissional.

Notícias