DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Escola da Paz

A ESCOLA DA PAZ fortalecerá a capacidade de prevenção à violência nas escolas públicas municipais de Niterói por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes e professoras(es).  A ideia é promover espaços de fala e discussão nas escolas em que habilidades como autoconhecimento, autonomia, pensamento crítico, sociabilidade, respeito às diferenças, valorização da diversidade e tomada de decisão responsável, dentre outras, possam ser tematizadas e, mais ainda, experienciadas nas linguagens da arte, da cultura e do corpo.

Como será desenvolvida a Escola da Paz?

A Prefeitura de Niterói estabelecerá parceria com uma Organização da Sociedade Civil selecionada via chamamento público, para que os professores construam, a partir da vivência de um processo formativo coordenado por profissionais especializados, recursos teóricos e pedagógicos para lidar com possíveis situações de violência nas escolas. A partir da formação, os professores utilizarão a arte, o trabalho com o corpo e a cultura a fim de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais por meio de um processo participativo que envolva toda a comunidade escolar – estudantes, profissionais da escola e famílias – na melhoria da convivência escolar.

O que são habilidades socioemocionais?

Um conjunto de recursos subjetivos e sociais capazes de produzir efeitos para a melhoria da convivência e, consequentemente, para a prevenção da violência. Dentre as habilidades socioemocionais, destacamos aquelas que guardam relevância em sua potência para a construção de uma cultura escolar de promoção à vida em nossa rede: autonomia, atitude participativa e colaborativa, curiosidade, pensamento crítico, relações interpessoais, gerenciar construtivamente os conflitos e criatividade.

Quem coordenará a formação?

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município de Niterói, através de parceria com uma Organização Social Civil, irá formar servidoras(es) e estudantes na área de desenvolvimento socioemocional.

Números da Rede Pública Municipal de Ensino de Niterói

A Rede Pública Municipal conta com 92 escolas de Ensino Fundamental e Unidades de Educação Infantil, sendo 43 de Educação Infantil e 49 de Ensino Fundamental.

As unidades do Ensino Fundamental são 37 de 1º e 2º ciclos e 12 de 3º e 4º ciclos, sendo 9 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2018, 27.338 alunos se matricularam, sendo, aproximadamente 3.000 professores para todos os anos de escolaridade.

Projetos de Prevenção

Poupança Escola

O Programa incentivará os estudantes residentes no município de Niterói a iniciarem e concluírem o Ensino Fundamental e Médio na rede pública e oferecerá atividades extracurriculares.

Escola da Paz

O projeto fortalecerá a capacidade de prevenção à violência das escolas públicas municipais de Niterói por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes e professoras (es), experienciadas por meio da arte, da cultura e do trabalho com o corpo.

Escola da Família

Prevenir a violência intrafamiliar, por meio de grupos educativos sobre práticas parentais com afeto, sem violência, com mulheres gestantes, pais e cuidadores, residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua.

Banco de Oportunidades

O projeto oferece um conjunto de ferramentas online que poderão ser utilizadas por jovens residentes em Niterói na busca de vagas no mercado de trabalho e por empregadores que desejam encontrar profissionais.

Jovem EcoSocial

Em parceria com a FIRJAN/SENAI, Niterói oferece oportunidades de qualificação profissional e trabalho para 400 jovens em atividades ligadas ao meio ambiente.

Rede Acolher

O projeto atua na prevenção da reincidência no sistema prisional e no sistema socioeducativo, promovendo os fatores de proteção social que atingem a este público.

Espaço Nova Geração

Promoção de projetos de vida significativos de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações de inclusão social, desenvolvimento educacional e profissional.

Notícias