DISQUE DENÚNCIA:    99973-1177 | 2253-1177    pactocontraviolencia@niteroi.rj.gov.br

Rede Acolher

A REDE ACOLHER é a implementação de uma política pública de acolhimento, (re) inserção social e acompanhamento de famílias de apenados (as) do sistema de justiça e egressos (as) do sistema prisional, promovendo os fatores de proteção social que atingem este público, a fim de prevenir os fatores de risco que incidem na (re)produção da violência.

O Programa é importante para prevenir e reduzir os índices de criminalidade no Município. Com a plena reinserção social do egresso na sociedade e a garantia de que sua família estará sendo assistida por políticas públicas eficazes, cria-se condições de reduzir o número de reincidências no sistema penal e, consequentemente, diminui e previne a violência.

Quem pode participar do Programa Rede Acolher?

Os (as) egressos (as) do sistema penitenciário e seus familiares.

 

Saiba como ter acesso ao Escritório Social

Pessoas que estão deixando o sistema prisional após cumprirem pena, assim como seus familiares, podem contar com o apoio do Escritório Social. O atendimento é gratuito e facilita acesso a serviços como saúde, educação, renda, trabalho, habitação, lazer e cultura.

Atenção: não precisa de agendamento prévio e não está vinculado à decisão judicial.

 Funcionamento:

* Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

* Endereço: Terminal Rodoviário João Goulart – 3º andar – Avenida Visconde do Rio Branco, s/nº – Centro – Niterói

* Telefone: (21) 2622-3238

O Escritório Social foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016, com a inauguração da primeira unidade no Espírito Santo. Desde 2019, a expansão e qualificação destes equipamentos públicos em todo o país é uma das ações trabalhadas na parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), hoje o Fazendo Justiça.

O Programa trabalha de forma simultânea 28 ações para diferentes fases do ciclo penal e do socioeducativo e tem apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Instituições envolvidas: Tribunais de Justiça, Varas de Execução Penal, Poder Executivo (municipal ou estadual), unidades prisionais, entidades da sociedade civil e outros parceiros.

 

Outras atividades previstas

  • A Implementação do Projeto Recomeçar que é a oferta de cursos de qualificação de mão de obra e potencialização do empreendedorismo, e da Clínica da Justiça, que é o braço itinerante do Rede Acolher, no qual agentes do programa percorrerão as comunidades, ofertando os serviços a quem os necessita. Será estudada, também, a possibilidade de disponibilizar transporte e melhorar a logística de visita do apenado pela sua família.

Projetos de Prevenção

Poupança Escola

O Programa incentivará os estudantes residentes no município de Niterói a iniciarem e concluírem o Ensino Fundamental e Médio na rede pública e oferecerá atividades extracurriculares.

Escola da Paz

O projeto fortalecerá a capacidade de prevenção à violência das escolas públicas municipais de Niterói por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes e professoras (es), experienciadas por meio da arte, da cultura e do trabalho com o corpo.

Escola da Família

Prevenir a violência intrafamiliar, por meio de grupos educativos sobre práticas parentais com afeto, sem violência, com mulheres gestantes, pais e cuidadores, residentes em ambientes domésticos ou em situação de rua.

Banco de Oportunidades

O projeto oferece um conjunto de ferramentas online que poderão ser utilizadas por jovens residentes em Niterói na busca de vagas no mercado de trabalho e por empregadores que desejam encontrar profissionais.

Jovem EcoSocial

Em parceria com a FIRJAN/SENAI, Niterói oferece oportunidades de qualificação profissional e trabalho para 400 jovens em atividades ligadas ao meio ambiente.

Rede Acolher

O projeto atua na prevenção da reincidência no sistema prisional e no sistema socioeducativo, promovendo os fatores de proteção social que atingem a este público.

Espaço Nova Geração

Promoção de projetos de vida significativos de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações de inclusão social, desenvolvimento educacional e profissional.

Notícias