Niterói manteve a tendência de queda nos índices de criminalidade na cidade. De acordo com os índices divulgados, nesta terça-feira (22), pelo Instituto Público de Segurança (ISP), o indicador de letalidade violenta registrou um recuo de 47,79% se comparado ao acumulado entre janeiro e maio de 2019. Com relação à roubo de rua, a variação neste mesmo período foi de 52% no geral e 70,97% no indicador roubo de veículos.
“De janeiro a maio, Niterói registrou menos 43 óbitos por conta da violência urbana em relação ao mesmo período do ano passado. De 1 a 20 de junho do ano passado, tivemos 18 óbitos por violência e, neste ano, apenas um óbito. Estamos falando em quase 60 mortes a menos na cidade por conta violência”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Os maiores destaques ocorreram nas áreas da 76ª DP (Centro) e 77ª DP (Icaraí), onde não ocorreram homicídios durante todo o mês de maio. A 78ª DP (Fonseca) registrou uma queda de 60% e na área da 79ª DP (Charitas), foram 33% a menos. Com relação a roubo de rua, o acumulado entre janeiro e maio de 2019 com relação a este mesmo período em 2020, apresentou uma queda de 56,29% na área da 76ª DP; 49,63% (77ª DP); 45,02% (78ª DP); 74,77% (79ª DP), 43% na área da 81ª DP. O roubo de veículos, nesse acumulado, manteve queda de 51,92% (76ª DP); 82,84% (77ªDP); 64,93% (78ªDP); 79,43% (79ª DP) e 71% na área da 81ª DP.
“Mais uma vez, tivemos uma redução expressiva em todos os indicadores e, principalmente, no que se refere a letalidade violenta. Podemos observar que em muitos locais da região metropolitana isso não vem ocorrendo. E muitos estão com dificuldade no combate à criminalidade e na implementação de políticas públicas que colaborem com as forças de segurança. Por orientação do prefeito, continuamos mantendo a integração com a Guarda Municipal, Niterói Presente e Polícia Militar. Todos os agentes estão empenhados em fazer cumprir as medidas sanitárias decretadas pelo prefeito mas, também, continuam firmes no combate à criminalidade”, destacou Gilson Chagas, secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança.
O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), operado pela Guarda Municipal, monitora a cidade com 600 câmeras, sendo 70 equipamentos inteligentes que fazem o cercamento eletrônico, responsável por ajudar as forças de segurança na recuperação de veículos roubados até prisão de quadrilhas.
Apoio a segurança – Niterói conta com um sistema de cercamento eletrônico que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados ou furtados nas entradas, saídas e principais vias da cidade em fração de segundos. Os equipamentos também emitem um alerta para que o veículo seja interceptado pela polícia. Além disso, as entradas e saídas da cidade contam com 10 portais de segurança e as câmeras do Cisp, que monitoram o município 24 horas.
Com o CERCAMENTO ELETRÔNICO, cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes, um alerta soa no Cisp. Guardas municipais trabalham no monitoramento e, a partir daí, a força policial mais próxima é acionada para que seja feito o cerco e interceptação do veículo. Após a identificação, o veículo também passa a ser rastreado pelas outras câmeras do Cisp para facilitar a abordagem. Além de identificar veículos em situação irregular, através do cruzamento de dados com os arquivos da polícia, o sistema disponibiliza o registro da ocorrência com informações sobre data, local, características do veículo e circunstâncias do delito.
Além disso, Niterói é responsável pelo pagamento do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para policiais trabalharem em horário de folga e pagamento de Regime Adicional de Serviço (RAS) para guardas municipais, entre outras iniciativas. Na atual gestão, o número de guardas passou de cerca de 300 para mais de 700 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei.
Também foi implantado o Pacto Niterói Contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões até 2020 em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.
A Prefeitura também é responsável pelo custeio do programa Niterói Presente, um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Os agentes hoje atuam nos bairros do Barreto, Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba, com uma média de 488 agentes nas ruas.